Como deixar sua planilha com cara de sistema!

Olá, pessoal! Hoje vamos aprender como deixar a sua planilha com a aparência de um sistema. Vocês verão que é possível navegar entre as abas pelos botões e sem nenhum problema.

Então, como que a gente faz isso? Criamos uma planilha, onde iremos trabalhar com hiperlinks e formas. Para tal, vamos adicionar um retângulo com os cantos arredondados a partir do menu “Inserir”. Redimensionamos, retiramos o contorno e colorimos essa forma. Logo em seguida, acrescentamos o texto “Cadastro”, definindo como a função do botão, formatando a fonte. Remover as linhas de grade é uma ação interessante também.

Planilha-sistema-cadastro

Para dar à planilha aquele ar mais próprio de um sistema, você pode inserir um triângulo ao lado de “Cadastro”, não esquecendo de diminuir seu tamanho, retirar o contorno e deixá-lo para baixo (utilizando a tecla “Shift”). Dessa forma, temos o nosso primeiro botão, mas sem funcionalidade. Para o botão seguinte, você consegue copiar esse que está pronto e renomear para “Controle”.

Planilha-sistema-Botão

Digamos que apenas a guia “Cadastro” esteja selecionada. Para uniformidade, é importante que o botão “Controle” apresente a mesma cor do fundo e que a seta aponte para a direita. Renomear essa guia para “C_clientes” será necessário. Além disso, vamos introduzir outros dois botões, com tonalidades mais claras e contornos, nomeados como “Clientes” e “Fornecedores”, e formatá-los da mesma maneira que anteriormente. De modo predefinido, a seleção estará sobre “Clientes”.

Planilha-sistema-Clientes-Controle

A magia começa aqui!

Para aplicar isso, faça uma cópia desta guia e renomeie como “C_fornecedores”. Em seguida, retorne à guia anterior e clique com o botão direito do mouse sobre o botão “Fornecedores”. Selecione “Hiperlink”, escolha a opção “Colocar neste documento” e, em seguida, clique em “C_fornecedores”. Recomendamos destacar “Fornecedores” em azul escuro e o outro botão em um tom mais claro. Ao fazer isso, você poderá acessar instantaneamente a nova guia “C_fornecedores” ao selecionar o botão “Fornecedores”. Faremos o mesmo procedimento para o botão de “Clientes”, ligando com “C_clientes”.

Planilha-sistema-Hiperlink

De maneira idêntica, conseguimos realizar o mesmo procedimento para “Controle” e “Estoque”, copiando duas vezes a guia e nomeando para “CT_Vendas” e “CT_Estoque”, respectivamente. Fazemos as mudanças dos botões e dos hiperlinks, seguindo o método passado, alterando as cores dos botões conforme a aba e adicionando os nomes de “Vendas” e “Estoque”. Mesmo sendo trabalhoso, esse procedimento torna a sua planilha mais interativa e dinâmica.

Planilha-sistema-Hiperlink-Estoque

Toques finais na nossa planilha com cara de sistema

Por fim, é importante ressaltar que, como nós copiamos a guia “C_clientes”, permaneceu a configuração desta. Devemos duplicar “CT_Vendas” e formatar como havíamos feito anteriormente. Adicionalmente, você consegue ligar o botão “Controle” para “CT_Vendas”, alinhando tudo perfeitamente.

Essa foi a nossa sugestão para personalizar sua planilha e deixá-la mais aparentada com um sistema, tornando-a visualmente atraente e interativa com facilidade e rapidez. Agradecemos a leitura!

Planilha-sistema-final