Função DATADIF no Excel
A função DATADIF do Excel retorna a diferença entre dois valores de data em anos, meses ou dias. A função DATADIF (Data + Dif) é uma função de “compatibilidade” que vem do Lotus 1-2-3. Por razões desconhecidas, ela está documentada apenas no Excel 2000. A partir disso não se exibe mais a função, contudo, você consegue utiliza-la. No entanto, é necessário conhecer os argumentos do DATADIF.
A função DATADIF é muito usada para calcular idades, datas específicas, tempo de trabalho entre outros. Muitos a desconhecem, mas é uma função básica que seria necessário conhecer.
Unidades de tempo
A função DATADIF pode então, calcular o tempo entre data_início e data_final em anos, meses ou dias. A unidade de tempo é especificada com o argumento de unidade, que é fornecido como texto. A tabela abaixo então, resume os valores unitários disponíveis e o resultado de cada um. As unidades de tempo podem ser fornecidas em maiúsculas ou minúsculas (ou seja, “am” é equivalente a “YM”).
Resultado da Unidade
Diferença “y” em anos completos
Diferença de “m” em meses completos
“d” Diferença em dias
Diferença “md” em dias, ignorando meses e anos
“ym” Diferença em meses, ignorando anos
“yd” Diferença em dias, ignorando anos
Exemplo 1 – Uso básico #
No exemplo mostrado acima, a coluna B contém a data de 5º de janeiro de 2020 e a coluna C contém a data de 1º de março de 2021. Na coluna E:
E5 = DATADIF (B5, C5, "y") // retorna 1
E6 = DATADIF (B6, C6, "m") // retorna 13
E7 = DATADIF (B7, C7, "d") // retorna 421
Observação: O uso das aspas não é demonstração, é obrigatório no uso da fórmula.
Exemplo 2 – Diferença em dias #
Em síntese, a função DATADIF pode calcular a diferença entre as datas em dias de três maneiras diferentes: (1) dias totais, (2) dias ignorando anos e (3) dias ignorando meses e anos. A captura de tela abaixo mostra todos os três métodos, com data de início em 15 de junho de 2015 e data de término em 15 de setembro de 2021:
Diferença de DATADIF em dias
Então, as fórmulas usadas para esses cálculos são as seguintes:
(1) = DATADIF (B5, C5, "d") // total de dias
(2) = DATADIF (B6, C6, "yd") // dias, ignorando os anos
(3) = DATADIF (B7, C7, "md") // dias ignorando meses e anos
Observe que, como as datas do Excel são apenas números de série grandes, a primeira fórmula não precisa de DATADIF e pode ser escrita simplesmente como a data de término menos a data de início:
= C5-B5 // fim-início = total de dias
Exemplo 3 – Diferença em meses #
Acima de tudo, a função DATADIF pode calcular a diferença entre as datas em meses de duas maneiras diferentes: (1) meses completos totais, (2) meses completos ignorando os anos. A representação de códigos abaixo mostra os dois métodos, com data de início em 15 de junho de 2015 e data de término em 15 de setembro de 2021:
Diferença de DATADIF em meses
= DATADIF (B5, C5, "m") // meses completos
= DATADIF (B5, C5, "m") // meses completos
Exemplo 4 – Diferença em anos #
A função DATADIF pode calcular a diferença entre as datas em anos completos com apenas um método, mostrado abaixo:
Diferença de DATADIF em anos
= DATADIF (B5, C5, "y") // anos completos
= datadif="" (b6,="" c6,="" "y")="" anos="" completos
= FRAÇÃOANO (B7, C7) // anos fracionários com FRAÇÃOANO
Observe na linha 6 que a diferença é de quase 6 anos, mas não exatamente. Como DATADIF calcula apenas anos completos, o resultado ainda é 5. Na linha 7, usamos a função FRAÇÃOANO para calcular um resultado mais preciso.
Exemplo 5 – Idade a partir do aniversário #
Por fim, a função DATADIF pode ser usada junto com a função HOJE para calcular a idade atual a partir de uma data de nascimento. Com uma data de nascimento completa em A1, a fórmula é:
= DATADIF (A1, HOJE (), "y")
Observações:
Contudo, o Excel não o ajudará a preencher a função DATADIF como outras funções.
DATADIF gerará um erro #NUM se start_date for maior que end_date. Se estiver trabalhando com uma fórmula mais complexa em que as datas de início e término podem ser desconhecidas ou fora dos limites, você pode interceptar o erro com a função SEERRO ou usar MIN e MAX para classificar as datas.
A Microsoft recomenda não usar o valor “MD” para a unidade porque “pode resultar em um número negativo, zero ou um resultado impreciso”.
Gostou do post Como usar Função DATADIF no Excel? Aproveite também para conhecer nosso blog, onde existem outras dezenas de dicas!