A Função PROC no Excel procura algo próximo ao intervalo selecionado para o usuário. Dessa forma, traz resultados aproximados. Esta função pode ser útil em muitos casos, seja mesclando fórmulas, ou usando-a de forma individual. A função PROC analisa uma única linha ou coluna e localizar um valor na mesma posição em uma segunda linha ou coluna. Além disso a função PROC, tem duas formas: a forma matricial e a forma vetorial.
A forma vetorial consiste em especificar o intervalo que contém os valores que você deseja corresponder.
A forma matricial é um pouco limitada e aplica-se para fins de compatibilidade. Contudo, recomenda-se fortemente que use a função PROCV ou PROCH ao invés da função PROC neste caso em específico.
Sintaxe da Função PROC:
=PROC (valor_proc, vetor_proc, [Vetor_resultado])
valor_proc – é um valor que PROC procura no primeiro vetor. valor_procurado pode ser um número, um texto, um valor lógico ou um nome ou uma referência associado a um valor.
vetor_proc – é um intervalo que contém apenas uma linha ou uma coluna. Os valores em vetor_proc podem ser um texto, números ou valores lógicos.
vetor_resultado – é um intervalo que contém apenas uma linha ou coluna. O argumento do vetor_resultado deve ter o mesmo tamanho do valor_proc.
Veja a seguir um exemplo da função PROC:
Veja na imagem acima que ele retira os dados próximos também. A fórmula usada foi:
=PROC(B20;B6:B17;C6:C17)
No exemplo dado, foi usada a forma vetorial. Contudo, recomendamos que ao invés de usar a função PROC, conheça a função PROCV e PROCH. Essas duas estão em nosso website. Além de ser mais promissor, e frequentemente usada e de suma importância, terá mais facilidade para aplicar essas funções. E por fim, esse foi então o PROC no Excel. Gostou do post? Compartilhe e conheça mais dessa área de funções.