...

Gestão de projetos de construção

1. Uso predominante do Excel: atualmente, o Excel é a ferramenta de gerenciamento de projetos mais amplamente utilizada por profissionais da construção. Você pode não querer ouvir isso – especialmente se você é um gestor que acabou de implementar um sistema de gerenciamento de projetos caríssimo – mas é verdade.

2. Dependência do Excel: muitos dos responsáveis pelos programas em sua empresa recorrem ao Excel para lidar com o gerenciamento de projetos e relatórios do dia-a-dia. Eles fazem isso mesmo se tiverem vários pacotes de software de gerenciamento de projetos internos à sua disposição.

3. Surpresa com a dependência do Excel: a dependência generalizada da ferramenta para o gerenciamento de projetos de construção pode surpreender alguns leitores. Afinal, usar o Excel para tarefas reais de gerenciamento de projetos costumava ser um tabu na indústria da construção.

4. Excel como ferramenta principal: no entanto, a maioria, senão todos, os gerentes de projetos de construção com quem conversamos admitem que o Excel é sua ferramenta de escolha para projetos de alto orçamento porque é fácil de usar.

Gestão de projetos de construção

Prós e contras do uso do Excel para gestão de projetos de construção

O Excel é uma ferramenta de gerenciamento de projetos flexível e fácil, pois é simples para as equipes de projeto atualizarem dados, criarem e compartilharem relatórios. A colaboração não possui problemas, já que todos têm acesso e estão familiarizados com o software. Isso não acontece com as licenças limitadas e a curva de aprendizado acentuada das ferramentas proprietárias de gerenciamento de projetos. Mas os mesmos profissionais de construção que nos disseram que dependiam do Excel também foram rápidos em reclamar de suas deficiências. As limitações mais frequentemente mencionadas no uso para gerenciar projetos incluem:

Os arquivos são armazenados localmente, então o compartilhamento e os backups se tornam um problema (especialmente depois que a Microsoft bloqueou a utilização de planilhas com macros em rede);

A consistência e o controle entre as planilhas não são aplicáveis;

Muitas vezes há erros do usuário e problemas de controle de versão;

O Excel não é um banco de dados.

É uma clássica história de amor/ódio. Os gerentes de projetos de construção que encontramos amam o Excel por sua simplicidade e facilidade de uso, mas desgostam onde essa simplicidade faz a ferramenta ficar aquém.

A questão é que, nos últimos anos, o Excel ganhou algumas capacidades menos conhecidas – consideramos elas superpoderes, na verdade – que o tornam uma ferramenta de gerenciamento de projetos de construção ainda melhor do que a maioria percebe.

E achou que não teríamos uma solução para você?

Nossa vasta experiência e contato com engenheiros e responsáveis pela gestão de projetos de construção não foi à toa. Todo esse conhecimento acumulado nos proporcionou criar uma solução especial: a Planilha para gerenciamento de obra.

Dessa forma, com um design intuitivo, de fácil uso e compreensão, ela é a resposta que você precisa para tornar o Excel um aliado na hora de realizar o controle de suas obras. Venha experimentar você também!

Precisa controlar os gastos?: Lance suas despesas e facilite a organização financeira.

Gostaria de ter o contato de seus fornecedores na palma da mão?: Aqui você pode!

Quer controlar e estimar o valor de cada etapa?: A Planilha para gerenciamento de obra permite o detalhamento da obra em até 30 etapas.

E o acompanhamento das etapas?: Você preenche todas as etapas da obra e vai acompanhando sem dificuldades no Cronograma.

Algo mais?: Na opção de Relatórios, é possível obter dados importantes relacionados à gestão da obra.

Sendo assim, não fique à mercê de cadernos e anotações simples; adquira já a sua Planilha para gerenciamento de obra!