Os indicadores financeiros facilitam a tomada de decisão e a escolha das melhores estratégias para impulsionar os negócios
Você resolveu empreender, mas tem dúvidas de comoadministrar o seu negócio, sobretudo a parte financeira dele? Pode até nãoparecer, mas cuidar da saúde financeira da sua empresa é mais simples do queparece, pois existem vários indicadores financeiros que podem ajudá-lo nessamissão. Então que tal conhecer os mais praticados pelo mercado?
Indicadores financeiros: o que são?
A princípio, indicadores financeiros são dados estatísticos baseados em informações sobre o seu negócio. Eles ajudam o empreendedor a avaliar o desempenho da sua empresa, comparando os resultados passados com os atuais. A partir de então, é possível traçar estratégias para o futuro, de forma a alcançar os objetivos organizacionais.
Ao analisar cuidadosamente os números (indicadores), o donode um negócio consegue ter mais clareza para tomar decisões que visem a tornara empresa mais competitiva no mercado em que atua.
6 indicadores financeiros fundamentais para pequenas empresas
Confira a seguir os principais indicadores financeirosadotados pelas pequenas empresas. Com eles, você certamente conseguirá avaliara saúde financeira do seu negócio, como em que pontos ele está indo bem e emque pontos precisa melhorar para ter mais lucratividade.
1. Fluxo de caixa
Inegavelmente o fluxo de caixa é um dos índices financeiros mais simples para se analisar. Afinal, ele trata basicamente dos valores que entram e saem da sua empresa em um determinado período, através do recebimento e do pagamento de despesas.
Esse indicador possui a finalidade de possibilitar que o empreendedor faça uma análise profunda sobre as finanças da empresa, como por exemplo conhecer as fontes de entrada e de saída de dinheiro. Assim, é possível verificar se as operações da empresa estão gerando caixa (dinheiro) suficiente para cumprir com as obrigações financeiras do negócio.
Entretanto, o fluxo de caixa vai muito além do que simplesmente analisar os lucros da empresa. Isso porque ele também permite que o empreendedor tome decisões mais acertadas sobre investimentos para alavancar os negócios sem contrair dívidas.
2. Custos fixos e custos variáveis
Semelhantemente ao fluxo de caixa, os custos fixos e variáveis são indicadores financeiros de fácil compreensão. Inclusive, para registrá-los não é preciso sequer um sistema complexo, pois basta uma planilha eletrônica para começar a analisar.
Até mesmo porque quando falamos em custos, falamos emdespesas. Logo, esse é um termo fácil de ser compreendido, mesmo por quem nãotem muito conhecimento de contabilidade. Basta ter em mente que os custos fixossão aqueles que se referem às contas fixas do negócio, como aluguel, pagamentode funcionários, impostos, internet e despesas com limpeza, por exemplo.
Já os custos variáveis são os gastos que, como o próprio nomesugere, variam de acordo com a demanda da produção da empresa. Entre eles,podemos citar combustível, água, luz, comissões, matérias-primas, gastos commanutenção de equipamentos entre outros.
Apesar de serem indicadores comuns no dia a dia de qualquer negócio, conhecê-los é de fundamental importância. Afinal, é através deles que o empreendedor consegue saber quanto a empresa tem que produzir para conseguir cobrir suas despesas e, claro, obter lucro. Ou então, adotar estratégias de crescimento ou contenção de despesas, caso os custos estejam muito altos.
3. Retorno sobre investimento (ROI)
Enquanto isso, o ROI (Return On Investment em inglês), é um índice que mostra o lucro obtido pela empresa com um determinado investimento. Através dele, o empreendedor consegue visualizar se ele foi bem-sucedido ou não e se vale a pena continuar investindo nele. O ROI é determinado pela seguinte fórmula:
ROI = (total ganho – total investimento) / totalinvestido.
Suponhamos que com determinado investimento você tenhaobtido uma receita de R$ 10.000, mas tenha gastado nele R$ 6.000. Então:
ROI = (R$ 10.000 – R$ 6.000)/R$ 6.000
= 4.000/6.000 = 0,66
Ou seja, você obteve um retorno de 66% sobre o valor investido, o que é bom. Aliás, essa é justamente a vantagem do ROI, ajudar você a analisar todos os investimentos realizados em seu negócio. Assim, poderá compreender qual deles é mais vantajoso e que, portanto, podem ser repetidos para ajudar o crescimento da empresa.
4. Endividamento
Embora seja uma realidade bem comum para a maioria daspequenas empresas, o endividamento pode ser evitado com um indicador financeiropróprio. Inclusive, ele permite que o empreendedor saiba se tem mais dinheironas mãos de terceiros do que propriamente dito, em caixa ou em ativos.
Calcular o nível de endividamento de uma empresa é muito simples, embora infelizmente seja um dos indicadores financeiros ignorado por muitos. Para calcular, basta pegar o total do passivo e dividir pelo total do ativo.
Só para exemplificar, o passivo é formado por tudo o que a empresa deve, como por exemplo, contas a pagar, financiamentos e fornecedores. Já o ativo é formado por tudo aquilo que representa valor (financeiro) para a empresa. Nesse sentido, temos o dinheiro em caixa, em bancos, estoque, máquinas e equipamentos.
Confira a seguir um exemplo prático. Vamos calcular o nívelde endividamento da Empresa X, que possui um total de ativos avaliado emR$ 50.000, R$ 7.000 de contas a pagar, R$ 4.000 de financiamentos e R$ 3.500 defornecedores:
PASSIVO / ATIVO = (R$ 7.000 + R$ 4.000 + R$ 3.500) / R$50.000
= R$ 14.500 / R$ 50.000 = 0,29 = 29%
Em outras palavras, 29% de tudo o que a Empresa X temestá nas mãos de terceiros. Em contrapartida, 71% é formado por recursospróprios, o que é excelente!
5. Capital de giro
Enquanto isso, o capital de giro, assim como os demais índicesjá abordados, também é um dos indicadores financeiros que todo dono de pequenaempresa deve acompanhar para ter êxito em seus negócios. Até mesmo porque esseíndice informa ao empreendedor o quanto de dinheiro sobra para a empresa após opagamento de todas as contas a pagar no período.
Cabe ressaltar que embora óbvia, essa é uma informaçãoimportante. Afinal, trata-se dos recursos que a empresa tem disponível paracustear as suas operações e garantir o funcionamento delas.
6. Market share
Por fim, temos o indicador Market Share, mais conhecido como fatia de mercado. Trata-se, na realidade, de um dos indicadores financeiros essenciais para pequenas e médias empresas, já que as ajuda na compreensão de qual é a parcela de mercado atendida por elas.
Assim, fica fácil saber se ela lidera o mercado em que atua(a nível regional ou nacional) ou se precisa melhorar o seu desempenho paraexpandir os seus negócios.
E agora que você já conhece os indicadores financeirosideais para pequenas empresas, já pode utilizá-los para definir estratégias etomar as melhores decisões para o seu negócio. Cliqueaqui e conheça as soluções da Smart Planilhas para gerenciar as finanças dasua empresa.