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Pesquisa de mercado: o que é, como fazer, principais tipos e ferramentas

Conhecer o mercado em que atua é a melhor forma de tomar decisões que contribuam para o crescimento do seu negócio. Saiba como a pesquisa de mercado pode ajudá-lo nessa missão

Vai iniciar um negócio ou lançar um novo produto ou serviço? Então não se esqueça de realizar uma pesquisa de mercado, com a finalidade de verificar o quão viável a sua ideia é. Até porque somente a partir do conhecimento do que o seu cliente deseja comprar, bem como de como ele reagirá ao que você está oferecendo é possível traçar estratégias assertivas para o futuro do seu empreendimento.

Um estudo realizado pelo SEBRAE apontou que cerca de 24% das empresas brasileiras fecham nos dois primeiros anos de existência e 27% fecham logo no primeiro ano. É claro que podem existir outros fatores por trás dessa falência prematura, mas segundo a instituição, boa parte delas é oriunda da falta de planejamento estratégico por parte dos empreendedores, o que é extremamente prejudicial aos negócios.

Portanto, se você não deseja fazer parte dessas estatísticas, dê a devida atenção ao estudo de mercado antes de iniciar suas atividades. Afinal, conhecer o mercado em que atua, bem como seus potenciais clientes, concorrentes e até mesmo fornecedores pode ser o grande diferencial para a sobrevivência da sua empresa.

Pesquisa de mercado: o que é

A princípio, a pesquisa de mercado é uma ferramenta de gestão que ajuda o empreendedor a conhecer mais profundamente o mercado em que atua. Ela é justamente uma técnica que se baseia na coleta de dados importantes que após analisados cuidadosamente, auxiliam na tomada de decisões assertivas, com a finalidade de alcançar os objetivos organizacionais.

Também conhecida como estudo de mercado, essa poderosa ferramenta é adotada por marcas de tamanhos e segmentos diferentes, dada a sua tamanha relevância. Até mesmo porque, é através dela que se torna possível conhecer as tendências do mercado, bem como os hábitos de compra do consumidor e dessa forma concentrar seus esforços em estratégias capazes de gerar resultados positivos para a empresa.

Principais tipos de pesquisa de mercado

Conforme pontuamos anteriormente, o estudo de mercado é de extrema importância para obter insights valiosos para criar ou aprimorar um produto ou serviço. No entanto, existem vários tipos de estratégias, que podem ser utilizadas para diversas finalidades.

  • Perfil demográfico;
  • Comportamento do consumidor;
  • Teste de preço;
  • Jornada de compra;
  • Fidelidade e conhecimento de marca;
  • Pesquisa de satisfação de clientes;
  • Estudo de mercado para estratégias de marketing;
  • Pesquisa para a criação de Buyer Persona;
  • Estudo para analisar a concorrência;
  • Pesquisa de satisfação interna de colaboradores.

Como fazer

Segundo o SEBRAE, não há fórmulas prontas para fazer a coleta desses dados. Inclusive, é possível realizar o estudo de duas formas distintas, a saber:

  • Pesquisa primária: nesse caso, a pesquisa de mercado é feita pela própria empresa e os dados obtidos são analisados por algum profissional pertencente à organização ou contratado por ela;
  • Pesquisa secundária: já nesse caso, o estudo de mercado é realizado por terceiros, como por exemplo, instituições especializadas. Vale a pena destacar que nessa modalidade, as informações coletadas são disponibilizadas publicamente para posteriores consultas.

O fato é que de uma forma ou de outra, para que a pesquisa de mercado produza resultados eficazes, você deve seguir algumas etapas, tais como:

  • Defina o orçamento para a pesquisa;
  • Defina o objetivo da pesquisa: qual é a necessidade do questionário, saber se os preços praticados por um produto ou serviço estão compatíveis com os oferecidos pela concorrência? Conhecer novos nichos de mercado?
  • Estabeleça o público-alvo da sua pesquisa: serão estes os atuais clientes da sua empresa ou potenciais consumidores?
  • Defina a sua amostragem: quantas pessoas serão entrevistas em seu estudo;
  • Crie cuidadosamente as perguntas que serão realizadas: elas podem ser divididas em quantitativas (baseadas no perfil sociocomportamental dos entrevistados) ou qualitativa (baseadas em opiniões pessoais, como por exemplo, hábitos e costumes dos respondentes);
  • Escolha qual ferramenta será utilizada para coletar os dados;
  • Aplique a pesquisa: realize o estudo, faça o levantamento dos dados obtidos e armazene as informações em uma planilha eletrônica, por exemplo;
  • Analise as respostas e planeje as estratégias a serem tomadas com base nos dados.

É importante compreender que a pesquisa de mercado serve tanto para comprovar (ou não) a viabilidade de um novo negócio, produto ou serviço. Ou seja, a partir dela as chances de você obter resultados positivos em seu empreendimento são muito maiores!

As melhores ferramentas de pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um instrumento capaz de garantir a sobrevivência da sua empresa
A pesquisa de mercado é um instrumento capaz de garantir a sobrevivência da sua empresa

Agora que você já sabe para que serve o estudo de mercado e a sua importância para as empresas, é hora de conhecer as melhores ferramentas de coleta de dados. Confira a seguir.

Entrevista

Inegavelmente esse é o tipo de pesquisa de mercado mais confiável que existe. Até mesmo porque nessa modalidade o cliente é contactado de forma direta, portanto, não existe o risco da manipulação dos dados.

A entrevista pode ser feita em campo (na rua ou de porta em porta), bem como por e-mail e até mesmo telefone. Embora seja confiável, exige maior tempo por parte do empreendedor ou da sua equipe.

Enquetes

Já a enquete é um estudo de mercado baseado em uma lista de perguntas pré-definidas. Semelhantemente à entrevista, ela também possui a finalidade de coletar dados de um grupo de pessoas. No entanto, a enquete permite uma flexibilidade maior em sua aplicação, já que pode ser realizada tanto presencialmente quanto online.

Portanto, quando comparada à opção anterior, ela se torna uma modalidade de baixo investimento, porém, de maior alcance.

Avaliações ou testes de mercado

Por fim, essa modalidade de pesquisa de mercado consiste em conhecer a opinião do consumidor a respeito do seu produto ou serviço. De fato, não é a ferramenta de pesquisa mais barata, mas certamente é a que melhor minimiza os riscos de um novo lançamento no mercado.

Para realizar testes de mercado, é preciso enviar amostras do seu produto às pessoas que farão parte da sua pesquisa. Mas isso, é claro, em troca de avaliações positivas ou negativas sobre ele. Dessa forma, é possível mensurar o nível de aceitação do produto pelos consumidores, bem como investir em possíveis melhorias nele.

Quanto custa?

Conforme mencionamos anteriormente, a primeira etapa para realizar um estudo de mercado é justamente verificar se a sua empresa dispõe de recursos suficientes para realizá-lo. Até mesmo porque, a cobrança costuma ser feita por questionário aplicado, número de perguntas, abrangência do estudo e até mesmo porte da empresa.

Na Opinion Box, por exemplo, 1000 entrevistas com 5 perguntas para segmentação demográfica custam a partir de R$ 5.000. Entretanto, o mesmo número de questionários e perguntas pode ultrapassar os R$ 13.000 caso as pesquisas sejam feitas com públicos específicos.

Contudo, você também pode fazer uma pesquisa de mercado por conta própria. Aliás, atualmente existem várias ferramentas gratuitas para a coleta de dados que podem auxiliá-lo nessa missão. Podemos, inclusive citar como principais os Formulários Google, os questionários da Survio e o plano básico da SurveyMonkey.

Certamente agora você já sabe que a pesquisa de mercado é um instrumento capaz de garantir a sobrevivência da sua empresa, não é mesmo? Então tal conhecer as soluções da Smart Planilhas para o seu empreendimento? Experimente grátis.

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