Já parou para pensar em como é difícil definir o preço de venda e a promoção de um produto? Para quem é empreendedor, trata-se de uma grande responsabilidade. Um cálculo errado pode afetar muito os lucros, mesmo que atraia muitos clientes pelo preço baixo. Então, vamos ver como fazer essa conta funcionar bem para você e para o cliente.
O preço de venda é o valor que você cobra quando o cliente compra um produto. O truque está em definir esse valor, que não é algo que você decide de um dia para o outro. É preciso, sobretudo, tomar decisões estratégicas e fazer vários cálculos.
Para quem acompanha a Smart Planilhas, sabe que sempre buscamos soluções para suas dores de cabeça. Criamos a Planilha para Venda e Promoções para ajudar você nessa jornada.
Preparando os dados necessários
Na hora de definir o preço do seu produto, é crucial considerar o regime tributário da sua empresa. Atualmente, temos três opções: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.
Portanto, cada regime tem uma forma diferente de tributação, que vai impactar o preço final do produto. Veja os detalhes:
Simples Nacional
– Custo bruto unitário: valor na nota fiscal, incluindo fretes, seguros e outras despesas.
– Margem de contribuição: porcentagem esperada após a venda, usada para cobrir custos e lucro.
Lucro Real
– Custo bruto total: valor da nota fiscal, incluindo substituições tributárias, fretes, seguros e outras despesas.
– Margem de contribuição: valor esperado com a venda para cobrir custos e lucro.
Lucro Presumido
– Custo bruto total: valor da nota fiscal, com substituições tributárias, fretes, seguros e outras despesas.
– Margem de contribuição: valor esperado com a venda para cobrir custos e lucro.
Com relação às alíquotas, é sempre bom consultar um contador de confiança para obter informações precisas.
Utilizando a Planilha para Vendas e Promoções
Usar a Planilha para Vendas e Promoção é bem simples para calcular os valores do seu produto.
Primeiramente, só precisa preencher com os seguintes dados: Código do produto, Nome do produto, Custo bruto e Porcentagem de lucro desejado.
Adicionalmente, dependendo do regime tributário da sua empresa, você precisará de mais informações. Se for do Simples Nacional, insira a alíquota do Simples. Sendo assim, se o seu estabelecimento usar Lucro Presumido ou Lucro Real, adicione as alíquotas do PIS, COFINS, ICMS, IRPJ e CSLL.
Quer algo mais completo? Veja nossas ofertas!
Na Smart Planilhas, oferecemos as ferramentas mais completas para otimizar a gestão financeira da sua empresa. Dessa forma, confie em nossas soluções para simplificar e potencializar a gestão do seu negócio.
👉 Planilha Financeira Empresarial
➡️ Dashboard Financeiro em Excel
📊 Planilha Google de Controle Financeiro