Conheça as principais estratégias de marketing capazes de fazer a sua empresa lucrar mesmo em tempos de incertezas
O que tem impedido a sua empresa de prosperar? Crises operacionais, financeiras, tecnológicas ou humanitárias, como a pandemia do Covid-19? Sejam quais forem os motivos que estejam atrapalhando, adotar estratégias de marketing eficientes pode ajudar a contornar diversos contratempos e alavancar os seus negócios mesmo em tempos de grandes dificuldades.
Estratégias de marketing
A definição do termo estratégias de marketing não é tãodifícil assim de ser compreendido. Trata-se, na realidade, de um conjunto deações que tem como objetivo principal fazer com que uma empresa tenharesultados positivos no mercado em que atua.
Tal êxito pode ser obtido através do aumento de vendas, do fortalecimento da credibilidade da marca e sobretudo através da retenção de clientes. O fato é que as estratégias de marketing são poderosas ferramentas para que as empresas possam atingir suas metas e objetivos e dessa forma alcançar uma posição de destaque em um cenário tão competitivo.
7 estratégias de marketing que vão ajudar a sua empresa a superar qualquer crise
Certamente você já compreendeu o quanto uma estratégiaassertiva de marketing pode diferenciar a sua empresa das demais. Mas, qualdelas utilizar em seu negócio? Confira aseguir as 7 ações mais praticadas pelo mercado e escolha aquela que maiscombina com os objetivos da sua empresa.
1. Atraia clientes com o Inbound Marketing
Também conhecido como marketing de atração, o inboundcertamente é uma das estratégias de marketing mais utilizadas pelas empresas.
Trata-se de um conjunto de ações que tem como principalobjetivo fazer com que as pessoas encontrem uma empresa através de conteúdosrelevantes. Eles podem ser oferecidos através de blogs, newsletter, e-mailspromocionais entre outras formas de comunicação.
Entretanto, engana-se quem pensa que o Inbound Marketing somente serve para atrair clientes. Absolutamente! Isso porque a atração é apenas a primeira etapa dessa poderosa estratégia. Além de atrair, o Inbound também converte o visitante em lead, oferece bases para um relacionamento duradouro com o cliente e por fim, é claro, gera vendas.
2. Não se esqueça do Outbound Marketing, uma das estratégias de marketing mais antigas que existe
Enquanto o Inbound Marketing está relacionado à publicidadepor meio de conteúdos em canais digitais, o outbound marketing refere-se àforma tradicional do marketing. Ou seja, divulgação de produtos e serviçosatravés de outdoors, banners, propagandas em TV, rádio, cartazes e nos demaismeios tradicionais de comunicação.
Muito embora seja uma forma de atrair clientes mais cara doque a alternativa anterior, ela não é excludente. Em outras palavras, issosignifica que a sua empresa poderá ser encontrada mesmo por quem não tem acessoà internet.
3. Fidelize clientes com um sistema de controle de CRM
E já que estamos falando em estratégias de marketing, que tal adotar um sistema de controle de clientes? Afinal, o Customer Relationship Management, popularmente conhecido como CRM, pode colaborar para aumentar os lucros da sua empresa. Trata-se, na realidade, de uma tecnologia que reúne em um só lugar todas as informações sobre potenciais clientes e sobre os atuais também.
Dessa forma, é possível se antecipar às necessidades e desejos dos consumidores para oferecer produtos ou serviços relevantes para eles. Além disso, um sistema CRM também reduz significativamente os custos da sua empresa, por meio da automação e simplificação de processos de vendas.
4. Não deixe o E-mail Marketing morrer!
Por certo, outra estratégia que pode ajudar a sua empresa a superar qualquer crise é o e-mail marketing. Simples e de baixo custo, ela visa a estabelecer a comunicação entre a empresa e seus consumidores através do e-mail.
Só para exemplificar, ela pode ser utilizada para vários objetivos, da promoção de um produto até a confirmação de uma compra online. O fato é que além de comunicar, o e-mail marketing também contribui para estreitar o relacionamento da marca com o cliente.
Embora existam rumores que essa é uma estratégia de marketing ultrapassada, não dê ouvidos a isso. Afinal de contas, o e-mail ainda é uma ferramenta muito eficaz de marketing, basta aplicar corretamente essa estratégia. Aliás, pesquisas revelam que 73% da população mundial utiliza essa forma de comunicação.
5. O SEO é uma das estratégias de marketing fundamentais para qualquer empresa
Provavelmente você já deve ter escutado falar de SEO, masvocê sabe o que esse termo significa? Em inglês, a sigla significa SearchEngine Optimization (otimização para os motores de busca). Trata-se dautilização estratégica de palavras específicas em um determinado conteúdo. Taispalavras são escolhidas de acordo com a frequência de pesquisas realizadaspelos potenciais clientes.
Inegavelmente essa é uma das estratégias de marketing mais assertivas para empresas de todos os setores da economia. Afinal, é ela quem faz com que o seu site ou blog alcance as primeiras páginas no Google, bem como em outros motores de busca da internet de forma natural, também chamada de orgânica.
Em outras palavras, essa estratégia faz com que o seuconteúdo chegue até o usuário de forma espontânea e não através de anúnciospagos. E é claro que além de credibilidade, o SEO também gera economia para suaempresa.
6. Esteja presente digitalmente
Segundo o Relatório Digital de 2019, 45% da população mundial possui conta em alguma rede social. Em outras palavras, isso significa dizer que cerca de 3,5 bilhões de pessoas estão inscritas no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter ou em outro canal digital. Ou ainda, em ambos.
Portanto, uma das formas de superar os impactos financeiros gerados por diferentes tipos de crises é reforçar a sua presença digital. Inegavelmente, criar estratégias de marketing segmentadas para alcançar públicos específicos é uma forma eficaz de continuar vendendo mesmo em tempos de incertezas.
Por meio do Facebook, por exemplo, pode-se direcionar um determinado anúncio ou publicação de acordo com a localização, idade, gênero e preferências dos usuários. Já no Instagram, pode-se estabelecer uma parceria com algum influencer para ajudar na divulgação de um produto ou serviço.
O importante é saber qual rede social é a mais adequada paraestabelecer uma boa comunicação com os seus clientes.
7. Links patrocinados também são excelentes estratégias de marketing
Ao contrário das estratégias de SEO, os links patrocinadospossuem a função de atrair clientes para o seu produto ou serviço através deanúncios pagos. Embora o Google Ads seja a ferramenta mais conhecida eutilizada, existe também a possibilidade de investir em links patrocinados noFacebook, Twitter e até mesmo no Instagram.
Caso você esteja pensando que vai gastar uma fortuna em anúncios, desconstrua essa ideia. Os links patrocinados possuem um excelente custo-benefício quando comparados a outras formas de publicidade. E, além disso, se constituem como ótimas estratégias de marketing para conquistar novos clientes e expandir seus negócios.
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