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7 estratégias de marketing que farão a sua empresa superar qualquer crise

Conheça as principais estratégias de marketing capazes de fazer a sua empresa lucrar mesmo em tempos de incertezas

O que tem impedido a sua empresa de prosperar? Crises operacionais, financeiras, tecnológicas ou humanitárias, como a pandemia do Covid-19? Sejam quais forem os motivos que estejam atrapalhando, adotar estratégias de marketing eficientes pode ajudar a contornar diversos contratempos e alavancar os seus negócios mesmo em tempos de grandes dificuldades.

Estratégias de marketing

A definição do termo estratégias de marketing não é tão difícil assim de ser compreendido. Trata-se, na realidade, de um conjunto de ações que tem como objetivo principal fazer com que uma empresa tenha resultados positivos no mercado em que atua.

Tal êxito pode ser obtido através do aumento de vendas, do fortalecimento da credibilidade da marca e sobretudo através da retenção de clientes. O fato é que as estratégias de marketing são poderosas ferramentas para que as empresas possam atingir suas metas e objetivos e dessa forma alcançar uma posição de destaque em um cenário tão competitivo.

7 estratégias de marketing que vão ajudar a sua empresa a superar qualquer crise

Certamente você já compreendeu o quanto uma estratégia assertiva de marketing pode diferenciar a sua empresa das demais. Mas, qual delas utilizar em seu negócio?  Confira a seguir as 7 ações mais praticadas pelo mercado e escolha aquela que mais combina com os objetivos da sua empresa.

1. Atraia clientes com o Inbound Marketing

Também conhecido como marketing de atração, o inbound certamente é uma das estratégias de marketing mais utilizadas pelas empresas.

Trata-se de um conjunto de ações que tem como principal objetivo fazer com que as pessoas encontrem uma empresa através de conteúdos relevantes. Eles podem ser oferecidos através de blogs, newsletter, e-mails promocionais entre outras formas de comunicação.

Entretanto, engana-se quem pensa que o Inbound Marketing somente serve para atrair clientes. Absolutamente! Isso porque a atração é apenas a primeira etapa dessa poderosa estratégia. Além de atrair, o Inbound também converte o visitante em lead, oferece bases para um relacionamento duradouro com o cliente e por fim, é claro, gera vendas.

2. Não se esqueça do Outbound Marketing, uma das estratégias de marketing mais antigas que existe

Enquanto o Inbound Marketing está relacionado à publicidade por meio de conteúdos em canais digitais, o outbound marketing refere-se à forma tradicional do marketing. Ou seja, divulgação de produtos e serviços através de outdoors, banners, propagandas em TV, rádio, cartazes e nos demais meios tradicionais de comunicação.

Publicidade offline, outbound marketing
Exemplo de publicidade offline

Muito embora seja uma forma de atrair clientes mais cara do que a alternativa anterior, ela não é excludente. Em outras palavras, isso significa que a sua empresa poderá ser encontrada mesmo por quem não tem acesso à internet.

3. Fidelize clientes com um sistema de controle de CRM

E já que estamos falando em estratégias de marketing, que tal adotar um sistema de controle de clientes? Afinal, o Customer Relationship Management, popularmente conhecido como CRM, pode colaborar para aumentar os lucros da sua empresa. Trata-se, na realidade, de uma tecnologia que reúne em um só lugar todas as informações sobre potenciais clientes e sobre os atuais também.

Dessa forma, é possível se antecipar às necessidades e desejos dos consumidores para oferecer produtos ou serviços relevantes para eles. Além disso, um sistema CRM também reduz significativamente os custos da sua empresa, por meio da automação e simplificação de processos de vendas.

4. Não deixe o E-mail Marketing morrer!

Por certo, outra estratégia que pode ajudar a sua empresa a superar qualquer crise é o e-mail marketing. Simples e de baixo custo, ela visa a estabelecer a comunicação entre a empresa e seus consumidores através do e-mail.

Só para exemplificar, ela pode ser utilizada para vários objetivos, da promoção de um produto até a confirmação de uma compra online. O fato é que além de comunicar, o e-mail marketing também contribui para estreitar o relacionamento da marca com o cliente.

Embora existam rumores que essa é uma estratégia de marketing ultrapassada, não dê ouvidos a isso. Afinal de contas, o e-mail ainda é uma ferramenta muito eficaz de marketing, basta aplicar corretamente essa estratégia. Aliás, pesquisas revelam que 73% da população mundial utiliza essa forma de comunicação.

5. O SEO é uma das estratégias de marketing fundamentais para qualquer empresa

Uma estratégia de marketing assertiva atrai novos clientes e fideliza os antigos

Provavelmente você já deve ter escutado falar de SEO, mas você sabe o que esse termo significa? Em inglês, a sigla significa Search Engine Optimization (otimização para os motores de busca). Trata-se da utilização estratégica de palavras específicas em um determinado conteúdo. Tais palavras são escolhidas de acordo com a frequência de pesquisas realizadas pelos potenciais clientes.

Inegavelmente essa é uma das estratégias de marketing mais assertivas para empresas de todos os setores da economia. Afinal, é ela quem faz com que o seu site ou blog alcance as primeiras páginas no Google, bem como em outros motores de busca da internet de forma natural, também chamada de orgânica.

Em outras palavras, essa estratégia faz com que o seu conteúdo chegue até o usuário de forma espontânea e não através de anúncios pagos. E é claro que além de credibilidade, o SEO também gera economia para sua empresa.

6. Esteja presente digitalmente

Segundo o Relatório Digital de 2019, 45% da população mundial possui conta em alguma rede social. Em outras palavras, isso significa dizer que cerca de 3,5 bilhões de pessoas estão inscritas no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter ou em outro canal digital. Ou ainda, em ambos.

Portanto, uma das formas de superar os impactos financeiros gerados por diferentes tipos de crises é reforçar a sua presença digital. Inegavelmente, criar estratégias de marketing segmentadas para alcançar públicos específicos é uma forma eficaz de continuar vendendo mesmo em tempos de incertezas.

Por meio do Facebook, por exemplo, pode-se direcionar um determinado anúncio ou publicação de acordo com a localização, idade, gênero e preferências dos usuários. Já no Instagram, pode-se estabelecer uma parceria com algum influencer para ajudar na divulgação de um produto ou serviço.

O importante é saber qual rede social é a mais adequada para estabelecer uma boa comunicação com os seus clientes.

Ao contrário das estratégias de SEO, os links patrocinados possuem a função de atrair clientes para o seu produto ou serviço através de anúncios pagos. Embora o Google Ads seja a ferramenta mais conhecida e utilizada, existe também a possibilidade de investir em links patrocinados no Facebook, Twitter e até mesmo no Instagram.

Caso você esteja pensando que vai gastar uma fortuna em anúncios, desconstrua essa ideia. Os links patrocinados possuem um excelente custo-benefício quando comparados a outras formas de publicidade. E, além disso, se constituem como ótimas estratégias de marketing para conquistar novos clientes e expandir seus negócios.

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