Como Contar células preenchidas excel

Como Contar células preenchidas excel

Contar células preenchidas excel

Na criação de gráficos, contagens de itens como: funcionários, vendas entre outros, a contagem de células com valores, se torna fundamental. Apesar de ser algo simples, muitos usuários possuem dificuldades na criação de planilhas utilizando esse recurso. Dessa forma, para contarmos itens com células que não estejam vazias, basta utilizarmos a Função CONT.VALORES. Mas não se preocupe, não se trata daquelas funções imensas e difíceis de decorar. É uma fórmula simples e intuitiva.

Vamos ensinar a seguir 2 formas em que você pode fazer. Onde o método 3 possui alguns artifícios que você pode adicionar. Acompanhe.

Método 1: Utilizando a Função CONT.VALORES

Em suma, basicamente a função CONT.VALORES tem por objetivo contar todas as células que não estejam vazias. Ou células preenchidas com alguma informação. Ela faz exatamente o posto da função CONTAR.VAZIO. Para usar é simples. No exemplo a seguir, temos diversos funcionários. Nosso objetivo é contar todos eles utilizando a fórmula. Veja:

Como Contar células preenchidas excel
Como Contar células preenchidas excel

Usamos a fórmula e em seguida selecionamos o intervalo. Veja que ao todo temos 18 linhas. Mas como 4 estão vazias, então temos 14 células preenchidas.

Método 2: Utilizando a barra inferior

Essa é uma forma mais simples e mais rápida. Mas, acontece quando algo precisa ser visualizado de uma forma pronta e rápida. E não armazena nenhum tipo de dado. É mais para uma forma de conferir. Veja:

Veja que se trata de um método que funciona mais para verificação do que de fato armazenar a contagem. Em casos de cálculos rápidos, isso pode economizar muito tempo.

Método 3: Utilizando a função CONT.SE

Por fim, chegamos ao último método. Onde aqui você pode manipular a função conforme à sua necessidade. Também, não precisa se preocupar com essa função, pois é intuitva e fácil de lembrar.

Como você viu no primeiro método, a função CONT.SE faz praticamente a mesma coisa. No entanto, ao invés de simplesmente contar valores, ela faz isso com condições. Por exemplo, você pode usar para: conte apenas os valores que possuem a letra “x”. Essa fórmula, pode te ajudar em muitas situações e permite que você até ganhe destaque utilizando ela.

Para finalizar, para você usar ela para contar valores que esteja preenchidos, basta selecionar a tabela, e então “dizer” ao excel para contar células diferentes de vazio (“<>”). Vejo o exemplo logo a seguir:

Por fim, mais dicas como essa, você continua conferindo em nosso blog.