Conhecer o mercado em que atua é a melhor forma de tomar decisões que contribuam para o crescimento do seu negócio. Saiba como a pesquisa de mercado pode ajudá-lo nessa missão
Vai iniciar um negócio ou lançar um novo produto ou serviço? Então não se esqueça de realizar uma pesquisa de mercado, com a finalidade de verificar o quão viável a sua ideia é. Até porque somente a partir do conhecimento do que o seu cliente deseja comprar, bem como de como ele reagirá ao que você está oferecendo é possível traçar estratégias assertivas para o futuro do seu empreendimento.
Um estudo realizado pelo SEBRAE apontou que cerca de 24% das empresas brasileiras fecham nos dois primeiros anos de existência e 27% fecham logo no primeiro ano. É claro que podem existir outros fatores por trás dessa falência prematura, mas segundo a instituição, boa parte delas é oriunda da falta de planejamento estratégico por parte dos empreendedores, o que é extremamente prejudicial aos negócios.
Portanto, se você não deseja fazer parte dessas estatísticas, dê a devida atenção ao estudo de mercado antes de iniciar suas atividades. Afinal, conhecer o mercado em que atua, bem como seus potenciais clientes, concorrentes e até mesmo fornecedores pode ser o grande diferencial para a sobrevivência da sua empresa.
Pesquisa de mercado: o que é
A princípio, a pesquisa de mercado é uma ferramenta de gestão que ajuda o empreendedor a conhecer mais profundamente o mercado em que atua. Ela é justamente uma técnica que se baseia na coleta de dados importantes que após analisados cuidadosamente, auxiliam na tomada de decisões assertivas, com a finalidade de alcançar os objetivos organizacionais.
Também conhecida como estudo de mercado, essa poderosaferramenta é adotada por marcas de tamanhos e segmentos diferentes, dada a suatamanha relevância. Até mesmo porque, é através dela que se torna possível conheceras tendências do mercado, bem como os hábitos de compra do consumidor e dessaforma concentrar seus esforços em estratégias capazes de gerar resultadospositivos para a empresa.
Principais tipos de pesquisa de mercado
Conforme pontuamos anteriormente, o estudo de mercado é deextrema importância para obter insights valiosos para criar ou aprimorar umproduto ou serviço. No entanto, existem vários tipos de estratégias, que podemser utilizadas para diversas finalidades.
- Perfil demográfico;
- Comportamento do consumidor;
- Teste de preço;
- Jornada de compra;
- Fidelidade e conhecimento de marca;
- Pesquisa de satisfação de clientes;
- Estudo de mercado para estratégias de marketing;
- Pesquisa para a criação de Buyer Persona;
- Estudo para analisar a concorrência;
- Pesquisa de satisfação interna de colaboradores.
Como fazer
Segundo o SEBRAE, não há fórmulas prontas para fazer a coleta desses dados. Inclusive, é possível realizar o estudo de duas formas distintas, a saber:
- Pesquisa primária: nesse caso, a pesquisa de mercado é feita pela própria empresa e os dados obtidos são analisados por algum profissional pertencente à organização ou contratado por ela;
- Pesquisa secundária: já nesse caso, o estudo de mercado é realizado por terceiros, como por exemplo, instituições especializadas. Vale a pena destacar que nessa modalidade, as informações coletadas são disponibilizadas publicamente para posteriores consultas.
O fato é que de uma forma ou de outra, para que a pesquisade mercado produza resultados eficazes, você deve seguir algumas etapas, taiscomo:
- Defina o orçamento para a pesquisa;
- Defina o objetivo da pesquisa: qual é a necessidade do questionário, saber se os preços praticados por um produto ou serviço estão compatíveis com os oferecidos pela concorrência? Conhecer novos nichos de mercado?
- Estabeleça o público-alvo da sua pesquisa: serão estes os atuais clientes da sua empresa ou potenciais consumidores?
- Defina a sua amostragem: quantas pessoas serão entrevistas em seu estudo;
- Crie cuidadosamente as perguntas que serão realizadas: elas podem ser divididas em quantitativas (baseadas no perfil sociocomportamental dos entrevistados) ou qualitativa (baseadas em opiniões pessoais, como por exemplo, hábitos e costumes dos respondentes);
- Escolha qual ferramenta será utilizada para coletar os dados;
- Aplique a pesquisa: realize o estudo, faça o levantamento dos dados obtidos e armazene as informações em uma planilha eletrônica, por exemplo;
- Analise as respostas e planeje as estratégias a serem tomadas com base nos dados.
É importante compreender que a pesquisa de mercado servetanto para comprovar (ou não) a viabilidade de um novo negócio, produto ouserviço. Ou seja, a partir dela as chances de você obter resultados positivosem seu empreendimento são muito maiores!
As melhores ferramentas de pesquisa de mercado
Agora que você já sabe para que serve o estudo de mercado e a sua importância para as empresas, é hora de conhecer as melhores ferramentas de coleta de dados. Confira a seguir.
Entrevista
Inegavelmente esse é o tipo de pesquisa de mercado maisconfiável que existe. Até mesmo porque nessa modalidade o cliente é contactadode forma direta, portanto, não existe o risco da manipulação dos dados.
A entrevista pode ser feita em campo (na rua ou de porta emporta), bem como por e-mail e até mesmo telefone. Embora seja confiável, exigemaior tempo por parte do empreendedor ou da sua equipe.
Enquetes
Já a enquete é um estudo de mercado baseado em uma lista de perguntas pré-definidas. Semelhantemente à entrevista, ela também possui a finalidade de coletar dados de um grupo de pessoas. No entanto, a enquete permite uma flexibilidade maior em sua aplicação, já que pode ser realizada tanto presencialmente quanto online.
Portanto, quando comparada à opção anterior, ela se torna uma modalidade de baixo investimento, porém, de maior alcance.
Avaliações ou testes de mercado
Por fim, essa modalidade de pesquisa de mercado consiste em conhecera opinião do consumidor a respeito do seu produto ou serviço. De fato, não é aferramenta de pesquisa mais barata, mas certamente é a que melhor minimiza osriscos de um novo lançamento no mercado.
Para realizar testes de mercado, é preciso enviar amostras do seu produto às pessoas que farão parte da sua pesquisa. Mas isso, é claro, em troca de avaliações positivas ou negativas sobre ele. Dessa forma, é possível mensurar o nível de aceitação do produto pelos consumidores, bem como investir em possíveis melhorias nele.
Quanto custa?
Conforme mencionamos anteriormente, a primeira etapa para realizar um estudo de mercado é justamente verificar se a sua empresa dispõe de recursos suficientes para realizá-lo. Até mesmo porque, a cobrança costuma ser feita por questionário aplicado, número de perguntas, abrangência do estudo e até mesmo porte da empresa.
Na Opinion Box, por exemplo, 1000 entrevistas com 5 perguntas para segmentação demográfica custam a partir de R$ 5.000. Entretanto, o mesmo número de questionários e perguntas pode ultrapassar os R$ 13.000 caso as pesquisas sejam feitas com públicos específicos.
Contudo, você também pode fazer uma pesquisa de mercado por conta própria. Aliás, atualmente existem várias ferramentas gratuitas para a coleta de dados que podem auxiliá-lo nessa missão. Podemos, inclusive citar como principais os Formulários Google, os questionários da Survio e o plano básico da SurveyMonkey.
Certamente agora você já sabe que a pesquisa de mercado é uminstrumento capaz de garantir a sobrevivência da sua empresa, não é mesmo?Então tal conhecer as soluções da Smart Planilhas para o seu empreendimento? Experimentegrátis.