WhatsApp Pay: Como Receber dinheiro pelo Whatsapp

WhatsApp Pay: Como Receber dinheiro pelo Whatsapp

O WhatsApp acaba de lançar um novo recurso aqui no Brasil e a novidade promete fazer muito sucesso. Estamos falando do WhatsApp Pay, ferramenta que permitirá o envio e recebimento de dinheiro diretamente através de conversas do WhatsApp.

Sim,é isso mesmo, você poderá receber e realizar pagamentos de forma rápida e sem complicações pelo WhatsApp. Deseja saber mais sobre essa super novidade? Então, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

O que é o WhatsApp Pay? Como funciona?

O WhatsApp Pay é um serviço de pagamentos e transferências gratuitas, ou seja, sem a cobrança de taxas que funciona diretamente no WhatsApp, o aplicativo de troca de mensagens do mundo.

O recurso que já estava anunciado desde junho de 2020, aguardava autorização do Banco Central para entrar em funcionamento no Brasil e finalmente foi liberado.

O botão para realização de transferências estará disponível no clipe de papel (dispositivos Android) ou no botão “+” (dispositivos iOS).

Para habilitar o recurso será preciso vincular ao WhatsApp um cartão com a função débito ativada e criar uma senha PIN para autenticação das transações.

De acordo com o WhatsApp, até o momento são aceitas os cartões com as bandeiras Visa e Mastercard, dos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Banco Inter;
  • Itaú;
  • Mercado Pago;
  • Next;
  • Nubank;
  • Sicredi;
  • Woop.

Como utilizar o WhatsApp Pay?

Ao realizar a primeira transferência via WhatsApp Pay, os usuários do aplicativo precisam cadastrar uma senha PIN e vincular um cartão de débito válido nas bandeiras Visa e Mastercard dos bancos participantes.

Para realizar o cadastro e receber a liberação para efetuar transferências via WhatsApp, será necessário informar ainda, CPF, nome e endereço. Vale destacar que esse cadastro somente precisará ser realizado uma vez.

Além de enviar e receber transferências e pagamentos, o WhatsApp Pay contará com um histórico de todas as transações realizadas, incluindo status e valor da transação.

Para ser concretizada, as operações via WhatsApp Pay precisam do aceite da pessoa que receberá a transferência. Para cada transação realizada, o WhatsApp enviará uma mensagem com um botão de aceite para o contato que receberá a transferência.

É importante destacar que o recurso será liberado de forma gradativa e portanto, pode ainda não estar disponível para todos os usuários do WhatsApp no Brasil.

WhatsApp Pay é seguro?

De acordo com o WhatsApp, todos os dados de pagamento e informações dos cartões de crédito e seus usuários são criptografados de ponta a ponta. Conforme destacado anteriormente, os usuários também precisam habilitar uma chave PIN para autorizar as transações.

Ainda de acordo com o WhatsApp, também será possível habilitar o reconhecimento facial e a biometria em dispositivos que possuam esses recursos, como forma de aumentar ainda mais a segurança das transações.

No entanto, como todo tipo de transação financeira, a utilização do WhatsApp Pay requer cautela e cuidados redobrados para evitar a ação de fraudadores.

Existe um limite para transações no WhatsApp?

Sim. De acordo com o WhatsApp, as transações estão limitadas ao valor de R$ 1.000,00.

Também existem limites para o número de transações diárias que será de no máximo 20 e o volume total de transferências mensais, em valor equivalente a R$ 5.000,00.

Quem atingir o limite ficará temporariamente impedido de realizar novas transações, até que o limite seja restabelecido.

Por fim, vale destacar que os bancos também podem estabelecer outros limites para utilização do WhatsApp Pay.

Como utilizar o WhatsApp Pay na prática

A Smart Planilhas separou um passo a passo para ajudar você a configurar e utilizar o WhatsApp Pay, veja como funciona:

  • Acesse a conversa do WhatsApp com a pessoa para qual você deseja transferir dinheiro;
  • Toque no ícone do clipes (Android) ou “+” (iOS);
  • Em seguida, selecione a opção “Pagamento” e informe o valor da transferência;
  • Para novas transações será preciso criar uma senha e vincular um cartão com a função débito;
  • Também será preciso informar, nome, endereço e CPF;
  • Após o cadastro do cartão, você receberá um código de verificação via SMS;
  • Na sequência, o WhatsApp mostrará o cartão a ser utilizado e o valor da transação, clique em “Pagar”;
  • Por fim, a outra pessoa receberá uma mensagem informando sobre a transferência e precisará clicar em “Aceitar Pagamento”;

Vale destacar, que o processo de configuração do cartão precisa ser realizado apenas uma vez, conforme informado anteriormente.

Lembrando que a princípio o WhatsApp Pay não possui custos e além disso, não estará disponível para menores de 18 anos e na versão Desktop do WhatsApp.

Ficou com alguma dúvida em relação ao WhatsApp Pay? Envie o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *