Como fazer folha de ponto no Excel

planilha-ponto-em-excel

Você sabia que é possível fazer folha de ponto no Excel? Como a sua empresa mantém controle sobre as jornadas de trabalho de cada funcionário?

Muitas empresas encontram dificuldades para manter pleno controle e organização sobre as jornadas de trabalho dos seus funcionários e por isso precisam encontrar ferramentas que possam facilitar o controle de ponto, por sinal, uma dessas ferramentas é o Excel.

Uma planilha do Excel pode ser o suficiente para ajudar a sua empresa a manter total controle sobre as jornadas de trabalho e ponto dos funcionários, deseja saber como?

Passo a Passo: Como fazer folha de ponto no Excel

Fazer folha de ponto no Excel, é muito simples, tudo o que você precisa é montar uma planilha que possua as seguintes informações:

  • Dias do mês em sequência;
  • Campo para preenchimento dos horários de entrada e saída;
  • Campo para preenchimento dos horários de intervalo.

Além dos itens listados acima, considerados obrigatórios, ao fazer folha de ponto no Excel, é possível configurar a planilha para calcular, dentre outras informações, o quantitativo de horas extras realizadas no período.

É possível ainda, parametrizar a planilha para cálculo de diferentes tipos de hora extra, como a hora extra 50% e a hora extra 100%.

Você pode fazer uma folha de ponto com a ajuda do Excel em poucos minutos, veja como fazê-lo no vídeo abaixo:

Caso precise temos um modelo pronto em nossa loja:

Por que fazer folha de ponto no Excel

Controlar a folha de ponto dos funcionários é uma necessidade presente em todas as empresas. 

Exigido por lei, o controle de ponto é fundamental para controle das jornadas de trabalho e também para o cálculo da folha de pagamento.

Veja o que diz o art. 74 da CLT, a respeito do controle de ponto:

“Art. 74.  O horário de trabalho será anotado em registro de empregados. 

§ 2º  Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico…”

Vale destacar que apesar da legislação tornar obrigatório o uso de registro de ponto para empresas com mais de 20 funcionários, nada impede que empresas com quadro menor de funcionários realizem esse tipo de controle.

O controle de ponto oferece uma série de vantagens. Através das folhas de ponto, as empresas podem verificar:

  • O número de horas extras realizadas por cada funcionário;
  • O número de horas trabalhadas em períodos noturnos;
  • Folgas e faltas em cada mês, caso existam.

Com base nessas informações, as empresas podem calcular com precisão a folha de pagamento dos seus funcionários.

Vale destacar ainda, que a folha de ponto oferece respaldo jurídico tanto para os funcionários, como também para as empresas, servindo como comprovante das jornadas trabalhadas.

Se preferir, você também pode adquirir uma planilha completa para fazer controle de ponto no Excel, em nossa loja, clicando aqui.

Gostou das nossas dicas? Então, não perca mais tempo, se inscreva em nosso canal do youtube e salve o blog da Smart Planilhas nos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *