Olá, pessoal! Hoje iremos apresentar a vocês como fazer planejamento estratégico, tomando como base uma planilha em Excel. Para tal, utilizaremos um exemplo que já está dividido com os conceitos que nós aplicamos ao planejamento estratégico, tais como: missão, visão, valores, análise da concorrência, o Roadmap do seu planejamento, Análise BSC e Análise SWOT. Estão presentes também as ações tomadas por áreas e um dashboard.
Em “Conceito”, há um campo destinado para você escrever a respeito da Missão, Visão, os Valores da empresa e o seu Propósito. Lembrando que esses formatos estão prontos para impressão, caso também necessite montar um relatório no formato físico.
Seguimos para “Concorrência”, onde você poderá, dessa forma, fazer uma análise da sua concorrência. Aqui, temos a coluna para a sua empresa e para as demais, podendo listar quais os itens que você deseja comparar entre elas. Nesse caso, como estamos fazendo o planejamento estratégico de uma agência de marketing digital, por exemplo, verificamos os diferenciais entre as empresas, o Market Share, a estratégia de marketing, o produto e o preço.
Após isso, também temos a opção de Roadmap, que apresenta alguns Marcos no projeto de planejamento estratégico. Sendo assim, podemos listá-los e adicionar uma barra, que irá se movimentar com base no mês de início, até o mês de término. Isso proporciona uma informação mais gráfica que, além disso, confere a possibilidade de impressão.
Por conseguinte, iremos trabalhar com a Análise SWOT. Essa área possui análise tanto interna quanto externa, oferecendo o preenchimento dos elementos. Os exemplos que aqui aparecem, são relacionados ao fato de ser uma agência de marketing digital.
Voltando para a tela principal, veremos a Análise BSC, que será o espaço para definir algumas metas principais do planejamento estratégico. A primeira meta está relacionada ao financeiro, que incluirá o objetivo estratégico, a meta (mais quantitativa), os indicadores utilizados e a iniciativa para que aquela métrica venha a acontecer, algo em um plano mais macro. Enfim, você pode fazer toda essa estruturação de acordo com as suas necessidades.
Lidando com as Áreas de Planejamento Estratégico
O próximo ponto vão ser as Áreas, que permitem a adição de 8. Dentro de cada uma, você pode trabalhar com as análises de equipe, as metas específicas para estas áreas, o plano de ação e o indicador considerado para cumprir com o BSC. Como exemplificado, temos uma área de marketing e outra comercial. Em “Equipe”, você consegue selecionar as pessoas que atuam nessa área. Já em “Meta”, utilizaremos o conceito “Smart”, específica do setor de marketing, para que se possa executar a tarefa definida no BSC.
Portanto, estabelecemos a meta específica, se ela é mensurável, se é atingível, a sua relevância e o tempo em que ela será implementada. Ao concluir uma meta, você altera o status para “Sim” ou para “Não”, fazendo o acompanhamento do setor.
Retornando para “Áreas”, também conseguimos estabelecer o plano de ação, descrevendo, com mais detalhes, a maneira como iremos atingir essa meta. Você irá designar a ação, a pessoa responsável, a data de início, a data de término, uma contagem de dias (para saber se está vencida), se a tarefa possui recursos financeiros aplicados e se está concluída ou pendente. Nesse sentido, obtemos um orçamento para o plano e os gastos efetuados com ele.
Por fim, você terá o campo de “Indicador” em “Áreas”. Veremos um horizonte de 12 meses para cada um dos anos da aplicação do planejamento estratégico, informando o que está planejado e o que foi realizado. Você pode declarar qualquer acompanhamento quantitativo dentro desse quadro, trabalhando dentro de um período de 5 anos.
Conteúdo visual e dinâmico
Na tela inicial, teremos o Dashboard, que nos oferece a opção de filtrar por área, permitindo visualizar a quantidade de metas Smart, pendentes e atingidas, assim como a porcentagem de cada uma delas. Você, adicionalmente, enxerga os status das tarefas no Plano de Ação e o avanço na questão de orçamento. Há ainda informações sobre a meta principal quantitativa e, por fim, veremos a Eficiência mês a mês e a cada ano.
Em resumo, é assim que realizamos planejamento estratégico. Obrigado pela leitura!