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Segmentação de Mercado: O Que É e Como Fazer?

Segmentação de Mercado O Que É e Como Fazer

Segmentação de Mercado: O Que É e Como Fazer?

Frustração com a expectativa nas vendas. O motivo seria uma segmentação de mercado mal executada? Entenda o assunto e desvie-se de equívocos.

Antes mesmo de qualquer empresa ser lançada, ela precisa conhecer o próprio público-alvo. Portanto, aprender sobre quem será atendido e como fazer a abordagem a esse alguém traz vantagens. Portanto, não deixe sua empresa ser mais uma que desperdiça esforço em estratégia de marketing e busca por conversões.

O que é segmentação de mercado?

Se sua empresa pudesse olhar para o mercado como um todo, ela veria uma massa de consumidores exibindo hábitos, gostos e ambições bem diversos. Por exemplo, homens que compram motocicletas: uns para trabalhar, outros para passear, outros ainda para colecionar esses veículos.

Já que clientes são diferentes, o sucesso de uma empresa passar por selecionar o segmento de mercado que ela quer conquistar. E então a empresa elabora estratégias para se comunicar bem com essa fração da sociedade.

Fazer a segmentação de mercado, portanto, é identificar agrupamentos de consumidores com alta probabilidade de se transformarem em clientes. Ou então, se já são clientes, se fazerem mais fiéis. Assim, a empresa levanta e analisa características nesses consumidores. Traços comuns que os tornam um grupo homogêneo, que compartilha inclusive opções de consumo.

Quais são os tipos de segmentação?

Segmentar o mercado pode ser comparado a usar peneiras. Você vai usar aquelas em que a malha tem orifícios bem amplos? Ou nem tanto? Escolhendo a de orifícios muito largos, uma empresa erra, pois perde recursos financeiros e tempo. Além disso, pode gerar antipatia, uma vez que estará importunando consumidores não interessados nos produtos que ela oferece.

Peneiras de granulação muito fina não permitem que o negócio retenha informações de pessoas que talvez não sejam alvo naquelas circunstâncias, mas que podem vir a ser no futuro.

Existem vários tipos de segmentos ambicionáveis pelas empresas. Desse modo, eles são classificados em categorias como geográfico, demográfico, perfil de consumo e outras. Os propósitos de uma empresa determinam quais segmentos ela irá estabelecer como seus. Encontre aqui exemplos de parcelas do mercado:

  • Mulheres com renda acima de cinco salários mínimos
  • Praticantes de esportes radicais na faixa de 20 a 45 anos
  • Pais de crianças de 2 a 5 anos que gostam de atividades ao ar livre.

Como fazer segmentação de mercado?

Usar a pesquisa de mercado como uma forma de obter perfis de clientes é um excelente pontapé na identificação de segmentos de mercado. Outra forma é a partir de dados coletados durante as compras.

Quais são as ferramentas?

Segmentação de clientes

Ferramenta oferecida pelo SEBRAE. Defina o período em que a segmentação de mercado se realizará. Depois descreva, por exemplo, quatro grupos de clientes, grupos esses criados a partir de informações obtidas nas compras.

Em seguida, defina a quantidade de consumidores de seus produtos/serviços em cada um desses grupos. Na sequência, encontre o faturamento da empresa pelo qual cada grupo foi responsável durante aquele período. Depois calcule o faturamento médio por cliente.

Você vai perceber que um dos grupos se destaca por proporcionar um faturamento médio mais alto. Esse é o segmento de mercado para o qual estratégias de marketing bem elaboradas devem desenvolver-se.

Software CRM

Ferramenta básica conhecida como Customer Relationship Management (CRM), que quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente. Para usar esse programa, é importante que uma planilha de cadastro de clientes esteja integrada ao sistema da empresa.

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